Scroll Top

As 6 melhores Universidades do Rio de Janeiro

Entendendo um pouco

O Rio de Janeiro tem algumas das melhores universidades do país. Embora exista crise no setor que prejudicou muitas instituições e de hoje existirem várias escolas de curso superior que não têm a mínima condição de oferecer aulas de qualidade, a cidade faz jus à responsabilidade de ter o segundo maior PIB do Brasil e concentra universidades importantes no âmbito Nacional.

Após obter a formação superior, alguns empregadores não atribuem tanta importância ao nome das universidades e levam mais em conta o perfil profissional do recém-formado e as aptidões práticas adquiridas de outras maneiras, contudo uma infinidade de empresas garimpa alunos das instituições que são bem avaliadas pelo MEC, ou mesmo que tenham mais respaldo junto à opinião pública.

A recomendação antes de escolher a Universidade e fazer o vestibular segue alguns critérios e depende dos cursos escolhidos. Em áreas como Medicina, Odontologia, Biomedicina, por exemplo, é importantíssimo avaliar se a Instituição escolhida tem instalações médicas, e materiais de uso em bom estado de conservação e equipe de professores gabaritada. Esta é a lista das 6 melhores Universidades do Rio de Janeiro segundo avaliação do MEC de 2013.

ranking universidades do rio de janeiro

 

Ranking

1 – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – A Universidade em Campos dos Goitacazes superou a UFRJ e é a melhor instituição de ensino superior do Rio de Janeiro de acordo com avaliação do Ministério da Educação. Ela foi à primeira Universidade do Brasil a possuir 100% dos professores doutores e se destaca nas pesquisas acadêmicas.

2 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Localizada na ilha do fundão, na Ilha do Governador, e com outros campus na praia Vermelha e no Centro, a tradicionalíssima Universidade Federal do Rio de Janeiro é a segunda melhor do Rio e uma das mais importantes do país. A UFRJ concede bolsas de mestrado e doutorado para projetos de pesquisa em várias áreas, sendo requisitada por estudantes do Brasil inteiro.

3 – Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) – A PUC é a mais gabaritada Universidade particular do Rio. Situada na Gávea, oferece cursos de excelente qualidade em várias áreas e cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. O diploma da PUC está entre os mais valorizados pelas empresas em todo o país

4 – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) – Considerada referência no ensino agropecuário do país, a UFFRJ fica situada em Seropédica e tem um dos maiores campus da América Latina.

5 – Universidade Veiga de Almeida (UVA) – A Veiga de Almeida é a segunda melhor instituição de ensino superior privado do Rio de Janeiro. Com cerca de 80 anos de tradição, a Universidade possui quatro unidades na cidade: Maracanã, Centro, Downtown e Barra da Tijuca. A UVA também oferece graduação tecnológica, mestrado e cursos de extensão.

6 – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, localizada no Maracanã, é a sexta melhor da cidade. Embora atravesse momentos de crises, com atrasos no pagamento de servidores e bolsistas, a Instituição é referência em pesquisas acadêmicas, residências na área de medicina, etc.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: