Scroll Top

Curso de Bartender

O bartender da atualidade não deve apenas saber como preparar um bom drink, mas também manter a higiene do bar e tratar bem os clientes. Veja quais os cursos disponíveis!

Atualmente, é quase impossível ir a uma festa ou a um bar que não possua o serviço de bartenders. Isso se deve ao fato de as pessoas, principalmente as mulheres, preferirem beber um bom drink, preparado por aqueles que entendem do assunto.

O bartender, ao contrário do que muitos imaginam, não é apenas a pessoa responsável por fazer um drink no bar, mas ele também deve entender de bebida e ter conhecimento de quais produtos, equipamentos e utensílios são necessários para a realização do seu trabalho.

Além disso, um bom bartender precisa tratar bem os seus mais variados tipos de clientes, saber como gerir a sua equipe, estar disposto a executar diferentes tarefas, estar por dentro das normas decurso de bartender higiene e segurança, estar preparado para as longas jornadas de trabalho (geralmente na madrugada), buscar aperfeiçoamento contínuo e inovar na preparação de bebidas saborosas e refrescantes.

 

Conteúdo programático do curso de bartender

O objetivo principal dos cursos é capacitar o profissional no preparo dos mais variados e conhecidos tipos de drinks do mundo. O bartender precisa estar por dentro de quais são os drinks do momento.

Normalmente, o curso é indicado para garçons, profissionais das áreas de turismo e hotelaria, além de donos ou funcionários de bares, boates e restaurantes. O mercado tem exigido cada vez mais profissionais qualificados e, por isso, o curso oferece aulas que vão além da preparação de boas bebidas. Os principais temas são:

  • A importância do bartender
  • História das bebidas
  • História do bar
  • Pratica e degustação
  • Higiene do bar e pessoal
  • Materiais necessários
  • Tipos de bebidas
  • Corte de frutas
  • Noções de dosagem
  • Postura profissional
  • Atendimento ao cliente
  • Organização do bar
  • Como agilizar e padronizar os drinks

 

Onde fazer o curso

A maioria dos cursos é presencial, para que o profissional seja avaliado por um especialista.

 

Associação Brasileira de Sommeliers (SP)

A ABS-SP possui a Academia de Bartenders, uma formação completa de bartenders, dividida em três módulos (Fundamentos de um bartender, Especialização em Categorias de Bebidas Tradicionais e Clássicas da Coquetelaria e Especialização em Categorias Específicas de Bebidas da Coquetelaria) e com total de oito meses de estudo e prática.

As aulas são ministradas por professores da ABS-SP e também por profissionais renomados e que atuam na área. Os principais temas abordados pela Academia de Bartenders são: questões éticas relacionadas ao exercício profissional, hospitalidade, tipos de utensílios e copos, equipamentos e ferramentas de trabalho, aprofundamento sobre a origem e produção das bebidas divididas por categorias e países, manuseio de estoques e aplicação de muitas técnicas de coquetelaria clássica e moderna

Essa é uma ótima oportunidade para estar preparado para o mercado de trabalho e atuar como bartender, atividade em crescente reconhecimento no mercado.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: