Scroll Top

Curso de Bombeiro Civil

Conheça mais sobre o curso cujo objetivo é formar profissionais preparados para salvar vidas, o meio ambiente e o patrimônio.

O curso de bombeiro civil tem o objetivo de qualificar profissionais para preservar vidas, o meio ambiente e o patrimônio. Eles atuam na prevenção em atividades de risco e atendimento a emergências.

Os profissionais formados no curso devem ser capazes de realizar as seguintes funções:

  • Minimizar ou eliminar o risco de incêndios e de acidentes com produtos perigosos.
  • Realizar técnicas de primeiros socorros para minimizar o sofrimento ou evitar possíveis sequelas da vítima, para que os médicos a recebam nas melhores condições possíveis.
  • Manter em ótimas condições de funcionamento os equipamentos de combate a incêndio, equipamentos e locais de risco e as rotas de fuga.curso de bombeiro civil
  • Responder a emergências utilizando equipamentos adequados e coordenando toda a equipe de socorristas e brigadistas a fim de evitar perdas de vidas ou bens ambientais e patrimoniais.
  • Regularizar edificações ou áreas de risco junto aos órgãos públicos e seguradoras, acompanhando as inspeções e verificando sua adequação com a realidade.

 

Público alvo

Pessoas com idade mínima de 18 anos e com escolaridade mínima do ensino fundamental 2 incompleto, que desejam prestar serviços de prevenção e atendimentos de emergência, visando a proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio.

Normalmente, quem mais busca o curso são profissionais da área da segurança do trabalho (técnicos de segurança do trabalho, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e engenheiros), brigadistas, socorristas e profissionais da área de segurança patrimonial (porteiros e vigilantes).

 

Conteúdo do curso de bombeiro civil

As aulas costumam ser teóricas e práticas, com a supervisão de bombeiros profissionais. Entre os principais temas abordados estão:

  • Procedimentos de prevenção e combate ao incêndio
  • Como utilizar equipamentos de combate ao incêndio
  • Aula de primeiros socorros
  • Como utilizar e operar equipamentos de proteção individual respiratória (EPI e EPR)
  • Realizar atividades operacionais de um bombeiro civil
  • Análise de risco em diferentes plantas
  • Salvamento terrestre
  • Como atuar em situação de produtos perigosos

 

Possibilidades de atuação

Os profissionais que realizarem o curso de bombeiro civil podem trabalhar em diversos estabelecimentos, entre eles: shopping Center, hospitais, igrejas, empresas comerciais, indústrias, faculdades, estádios de futebol, órgãos públicos, além de prestarem atendimento de urgência em eventos.

Vale ressaltar que o bombeiro civil é fundamental no plano de emergência de qualquer empresa, que está diretamente ligado à segurança do trabalho de um estabelecimento. É considerado um bom profissional aquele que exerce a sua função, habilitado nos termos da Lei, de prevenção e combate a incêndio, que saiba atender emergências e realizar primeiros socorros.

O bombeiro civil possui uma função específica e precisa ser habilitado. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelecem alguns requisitos essenciais para a formação, qualificação e reciclagem do profissional, além de definir o número correto de bombeiros em um local.

 

Onde realizar o curso

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: