Scroll Top

Curso de Gastronomia

Os cursos de gastronomia podem ser bem abrangentes, ensinando sobre os alimentos, utensílios necessários e até mesmo a como ser um ótimo empreendedor. Descubra onde realizar o curso básico ou profissionalizante!

A gastronomia tem ocupado cada vez mais uma posição de destaque devido ao interesse da população em aprender um pouco mais sobre os variados tipos de comida. É só observar o crescimento do mercado com a descoberta de novos ingredientes, inauguração de novos restaurantes, empórios e mercados, eventos, abertura de escolas de gastronomia e programas de televisão.

Os cursos de gastronomia oferecem os conhecimentos necessários para organizar uma cozinha profissional, técnicas de culinárias, conhecimento de ingredientes e suas particularidades. Alguns cursos mais aprofundados visam ajudar o profissional a alcançar a excelência, além de ensinar como abrir seu próprio negócio com sucesso e tornar a cozinha a sua profissão.

Atualmente, a gastronomia é entendida como uma maneira de expressão alimentar, que passa de geração em geração, por meio dos hábitos e culturas alimentares de cada povo. Ela abrange não curso de gastronomiaapenas o ramo da culinária, mas também da bebida, dos materiais utilizados e todos os aspectos culturais associados a ela.

As pessoas que fazem o curso de gastronomia para ser um profissional da área sabem que possuem responsabilidades que vão além do modismo, na maioria das vezes, sem nenhum glamour. Um bacharel precisa lidar com temas como gerenciamento de funcionários, segurança alimentar, negociação com fornecedores, finanças de um restaurante, desenvolvimento de estratégias de marketing, planejamento de cardápios, entre outros.

A presença de um chef de cozinha não é obrigatória no Brasil, mas com a competitividade e a alta exigência dos clientes, os restaurantes estão em busca de melhorar a qualidade do que é servido e o nível dos serviços. Uma outra área em crescimento é a de catering, em que o profissional cozinha para eventos. Existem profissionais que são contratados por condomínios, que possuem área gourmet, para fazer festas nos finais de semana ou durante as férias.

 

Objetivos dos diversos cursos de gastronomia

  • Ensinar aspectos históricos da gastronomia
  • Como organizar uma cozinha profissional
  • Instruir sobre a hierarquia na cozinha
  • Explicar as regras de higiene e as técnicas culinárias
  • Orientar como utilizar os utensílios e como conservar os alimentos
  • Difundir a gastronomia ao redor do mundo, com participação em eventos nacionais e internacionais
  • Preparar o aluno para ser um ótimo profissional, proporcionando os conhecimentos necessários para ser um empreendedor
  • Fornecer uma formação integral capaz de inserir o aluno rapidamente no mercado de trabalho

 

Onde fazer curso de gastronomia

Para muitas pessoas cozinhar é uma tarefa fácil, simples e agradável. Porém, para outras, o simples ovo ou arroz e feijão pode ser uma tarefa um tanto complicada. Por isso, listamos algumas escolas de gastronomia, que oferecem diversos cursos, entre eles: aulas sobre comida japonesa, pizzas, cupcakes, pães, vinhos, alimentação consciente, confeitaria, saladas, molhos, massas e muitos outros.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: