Scroll Top

Curso de Homeopatia

Certamente, você já deve ter escutado a expressão: “doses homeopáticas”. E a homeopatia consiste em exatamente isso – controlar a dosagem de medicamentos. Essa administração é solicitada pelo médico, no intuito de evitar o risco de intoxicação ou qualquer efeito alérgico, em relação a algum componente.

 

História sobre a homeopatia

A técnica foi criada pelo Samuel Hahnemann, médico alemão, em 1796. Ela foi enquadrada na Lei dos Semelhantes, ou seja, se alguma medicação for aplicada em alguém que esteja doente, ela vai provocar os mesmos sintomas se a pessoa estiver sadia.

Os franceses foram os responsáveis pela prática da homeopatia no Brasil, em 1840. No entanto, o reconhecimento só chegou em 1980, quando a Associação Médica Brasileira (AMB) e ConselhoCurso de homeopatia Federal de Medicina (CFM) deram o aval. Anos mais tarde, na década de 90, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) também passou a considerar a atividade.

Apesar de tanta consideração, os medicamentos só podem ser preparados a partir de substâncias retiradas da natureza e com o devido reconhecimento da capacidade de cura ou de tratamento desses elementos.

 

Mercado de trabalho

As terapias alternativas têm o seu lugar, portanto, as atividades relacionadas a elas, certamente, também se destacam no cenário atual. Segundo o Ministério da Saúde, o percentual de atendimentos relacionados a essas práticas superaram a margem de 400%, nos períodos de 2007 e 2012.

Os profissionais desse ramo podem trabalhar em laboratórios, clínicas e até mesmo em empresas ligadas à indústria farmacêutica.

 

Conteúdo do curso

As atividades são apresentas nos formatos de cursos livres, temas obrigatórios ou optativos na grade da Faculdade de Farmácia ou pós-graduação. Nesse caso, você decide qual desses modelos atende à sua realidade.

Nos cursos livres, os participantes conhecem um pouco mais sobre as fontes de retirada de medicação homeopática, prognósticos, doses únicas, diluição, princípios básicos, técnicas de preparação, estudo dos medicamentos, vitalismo e homeopatia, sintomas, ação e reação, análise sensorial, insumo ativo, medicamentos insolúveis, etiquetagem, rotulação, entre outros temas.

Na pós-graduação, o aluno é conduzido aos assuntos voltados para o conhecimento histórico da homeopatia, formas farmacêuticas, marketing de farmácia, pesquisa científica, laboratório de controle, gestão de negócios, escalas e métodos, entre outros.

 

Indicação

Trata-se de uma atividade destinada aos profissionais da área de saúde, sobretudo, os técnicos e graduados em farmácia.

 

Duração das atividades

No Portal Educação, o curso de homeopatia é oferecido em 60 horas. A plataforma disponibiliza tutoria, certificado, aula interativa, material em PDF, já que a habilitação é online. Já no Instituto Logos, o mesmo tema é ofertado em 1500 horas, com duração máxima de 16 meses e basta ter o ensino médio completo.

Na Faculdade Suprema, você o encontra no formato de pós-graduação e as atividades são ministradas em 360 horas. Na Bircham International University, você pode fazer à distância e escolher dentre os títulos de bacharel, especialista, mestrado ou doutorado. No site, o investimento desses cursos é disponibilizado em Euro e Dólar. A certificação é internacional.

 

Nos links, a seguir, você pode conferir outros detalhes do curso de homeopatia:

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: