Scroll Top

Curso de NR 12

Em cada lugar que você frequenta, certamente, se depara com as normas de conduta dessas localidades. Se é no shopping, sabe que não deve entrar com o seu cachorro. Se é no supermercado, sabe que não pode furar fila. Ou seja, as regras estão aí para moldar, a fim de tornar a convivência mais harmônica e segura.

Por falar em segurança, a NR 12 cumpre exatamente esse papel, porque as diretrizes acerca de equipamentos e máquinas no ambiente de trabalho são fundamentadas a partir desse conceito.

Por exemplo, onde há máquinas o piso deve estar sempre limpo e livre de qualquer objeto que possa gerar acidentes. Outra coisa, é importante que esses equipamentos estejam a uma certa distância, entre um e outro. Pode parecer pouco, mas isso ajuda a preservar a saúde e a integridade física dos colaboradores.

 

Em que o curso ajuda?

Como já deu para perceber, esse treinamento é essencial para tornar o ambiente de trabalho mais seguro. Além disso, ainda pontua no currículo dos profissionais que o faz.curso de NR 12 online

Pois, esses conhecimentos também ajudam o empregador a se adequar, estabelecendo medidas de proteção coletiva, individual, além de proporcionar uma melhor gestão administrativa e de organização no ambiente de trabalho.

 

Sobre as disciplinas

O básico dessa habilitação é fazer com que o profissional compreenda a NR12, como ela funciona no Brasil, como é estruturada, os pontos mais importantes, os princípios gerais. Por isso, não faltam temas voltados para a introdução, sistemas de segurança, sinalização, capacitação, equipamentos, manuais, manutenção, riscos adicionais, entre outros.

 

Quem pode fazer?

Os técnicos, engenheiros, por exemplo, entram na categoria de perfis ideais. Entretanto, o curso é aberto a qualquer pessoa com 18 anos ou mais, desde que apresentem  o ensino fundamental finalizado.

 

Duração

Em geral, esse é um curso que pode levar de 8 a 50 horas de capacitação.

 

Onde encontrar os cursos de NR12?

A internet é um ambiente bacana para aprofundar nessa pesquisa. Contudo, você o encontra disponível em sites como Cursos Grátis, Instituto Santa Catarina, Prime Cursos, INBEP, MA Consultoria, Senai, além de outros.

Se você optar por fazer pelo formato online, no Prime Cursos todo o conteúdo é gratuito. A única coisa que é paga é o certificado, mas você só desembolsa esse valor se solicitar o diploma. Nesse caso, é necessário realizar um teste, pois o documento só é emitido se o participante atingir a nota requisitada.

No modelo presencial, o Senai é outra referência que vale a pena, porque, praticamente, é possível encontrar uma unidade em cada região. Além do mais, muitas indústrias investem no treinamento de seus colaboradores utilizando os serviços dessa instituição.

Caso queira saber mais sobre a NR 12, no site do Ministério do Trabalho, você encontra a resolução na íntegra. Assim pode tirar todas as dúvidas a respeito.

 

Tire as suas dúvidas e intensifique a sua pesquisa. Veja como buscar mais informações, nos links abaixo:

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: