Scroll Top

Curso de NR 23

A norma NR23 foi criada para estabelecer critérios de proteção referente ao incêndio. Ou seja, essa diretriz traça medidas que devem ser adotadas no ambiente de trabalho, no intuito de zelar pela integridade física e saúde dos trabalhadores. Toda essa fundamentação tem como referência a CLT, mais precisamente no artigo 200, inciso IV.

 

Quem pode fazer o curso?

A habilitação abre espaço para todos os trabalhadores, cujo propósito é o de atuar no ramo de prevenção e segurança, quando assunto é incêndio. Por isso, podem participar os profissionais da área médica, engenheiros, técnicos, entre outros. Ou seja, não há requisitos que limitem a participação de um ou outro profissional.

 

Duração das atividades

Isso depende da instituição ou plataforma de ensino. Por exemplo, na Bra Engenharia a carga horária é de 20 horas. Já no Cursos Segurança do Trabalho todo o conteúdo é ministrado em 10curso de NR 23 horas. Na TST Online, o aluno conclui as atividades em 8 horas.

O curso é estruturado para capacitar os profissionais, uma vez que todo trabalhador deve participar de treinamentos voltados para a segurança no ambiente de trabalho.

 

Disciplinas

O conteúdo, apesar de técnico, é bem abrangente. O profissional passa a ter noção dos objetivos e princípios necessários a respeito da prevenção de incêndio.

Dessa maneira, não faltam temas como iluminação de emergência, proteção respiratória, acessos, elevador de segurança, saída de emergência, efeitos da fumaça, ventilação, sinalização, extintores portáteis, planta de risco, entre outros.

Além da parte teórica, nos cursos presenciais, os alunos também passam pelas atividades práticas. Ou seja, aprendem a desobstruir as vias aéreas, fazer o transporte e imobilização das vítimas, combater incêndio, ressuscitação cardiopulmonar, forma correta de lida com hemorragias, análise de cenário, número de vítimas e mecanismos para conter a lesão.

 

Mercado de trabalho

Um profissional que deseja trabalhar na área de segurança e prevenção de acidentes, bem como incêndio, ganha pontos quando conquista  essa titulação no currículo. Hoje em dia, diversos setores e órgãos públicos necessitam de gente capacitada para exercer essa função. Há espaço nas indústrias, empresas privadas, setor público, consultoria, treinamento.

Se você pensa em prestar concurso público saiba que a NR23 é tema em diversas provas, como as da Fundação Universidade de Brasília, Tribunal Regional do Trabalho, Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, Petrobrás, entre outros.

 

Investimento

Algumas instituições costumam fechar o orçamento diretamente com as empresas, portanto, em seus sites há indicação para pedido de orçamento. Contudo, há plataformas de ensino online que oferecem todo o conteúdo referente à NR23 por menos de R$ 100.

O que você deve verificar é se a instituição em questão fornece certificados reconhecidos pelos Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério da Educação (ME).

 

Quer fazer o curso de NR23? Clique nos links abaixo e busque mais informações a respeito.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: