Scroll Top

Curso de NR 32

Se você trabalha na área da saúde, o curso de NR32 pode te ajudar a ganhar mais pontos no currículo. Trata-se de uma capacitação voltada para estabelecimentos de saúde. Essa modalidade é obtida por meio de cursos online, Senac, instituições de ensino superior, entre outros.

 

Entendendo um pouco mais

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) constatou, por meio de estudos, que mais de 2 milhões de profissionais da saúde sofrem ou já sofreram com algum tipo de acidente ou doenças ligadas ao trabalho. Dessa forma, a OIT defende mais atenção para esses trabalhadores que cuidam do bem-estar de outras pessoas.

Ou seja, as medidas preventivas ajudam a contornar essa situação, proporcionando assim mais segurança para eles.curso de NR 32 online

Dados do Ministério da Previdência Social também colaboram com essa colocação, pois segundo o órgão diversos problemas seriam evitados se houvesse uma diretriz capaz de melhorar os índices de acidentes de trabalho. A Norma NR32, criada em 2005, veio justamente para mudar esse contexto.

O objetivo principal é o de garantir mais proteção, saúde e segurança para os trabalhadores de clínicas, hospitais, laboratórios. Por exemplo, se o profissional trabalha em um ambiente cuja exposição aos agentes biológicos é significativa, cabe aos empregadores oferecer os equipamentos e a orientação necessária, já que isso é considerado risco biológico.

 

Sobre o curso

Você vai encontrar modalidades voltadas para a capacitação e também pós-graduação. A duração do cronograma depende da proposta da plataforma ou instituição, pois isso em umas a carga horária não chega a 30 horas, já em outras o limite supera 200 horas.

No Portal de Cursos Rápidos, por exemplo, o participante paga cerca de R$ 79,  é submetido a um programa de 280 horas e, ao final, precisa ter média 60 para conseguir o certificado.

No portal do CMQV, você tem a oportunidade de escolher os módulos, dentre os quatro disponíveis, de acordo com a sua expectativa e necessidade. O primeiro é totalmente voltado para a capacitação legal, por isso dura até 8 horas.

O segundo é voltado para a formação de multiplicadores, sendo assim, não passa de 20 horas. Já o penúltimo é chamado de técnico operacional, portanto dura 40 horas. O último já é uma pós-graduação (Gestão Integrada de Risco), indicada para quem tem curso superior. A duração é de 380 horas, equivalente a 18 meses de curso.

 

Temas do conteúdo programático

Mesmo nos cursos mais básicos, os participantes obtêm informações acerca dos riscos biológicos, os princípios voltados para à higiene pessoal, EPI, rotulagem, exigências específicas. Ainda aprendem sobre as medidas de proteção, riscos com resíduos, radiação e quimioterápico, barreiras de contenção, situações proibidas para os trabalhadores, drogas e medicamentos que apresentam perigo para o profissional, entre outros.

Ficar por dentro desse tema não só ajuda no currículo, mas também te dá uma noção de como se proteger no ambiente de trabalho. Achou interessante esse assunto, então clique nos links abaixo:

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: