Scroll Top

Curso MOPP

Curso obrigatório para motoristas de empresas e indústrias que fazem o transporte de produtos perigosos

O curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) é voltado para os motoristas de empresas e indústrias que transportam produtos especiais, como o caso de combustíveis. Esse motorista não precisa apenas saber dirigir, uma vez que é obrigatória a especialização na área.

Transportar produtos perigosos exige muita responsabilidade dos profissionais que atuam na área, que devem ser treinados e capacitados para lidar com as mais diferentes situações que podem enfrentar no dia-a-dia. Vale lembrar que essa atividade pode colocar em risco as pessoas e o meio ambiente, daí a importância do curso.

Normalizado segundo o Contran, o curso MOPP é parecido com o de quando se tira a carteira de motorista. Ele tem duração de 40 a 60 horas e pode ser feito de semana ou, dependendo da auto-escola, até mesmo nos finais de semana. O curso precisa ser refeito a cada cinco anos, tempo de validade da habilitação do condutor de cargas perigosas.Curso MOPP

Para realizar o curso ou renovar a permissão para transporte de cargas perigosas, o motorista precisa se candidatar indo até um órgão rodoviário da União, instituições vinculadas ao Sistema Nacional de formação de mão-de-obra ou ainda empresas cujo funcionamento tenha sido autorizado pelo órgão executivo de trânsito do Estado ou Distrito Federal.

No Brasil, a regulamentação para o transporte de produtos perigosos foi concedida em 1983, originadas do decreto Lei 2063/83 que obrigava a cobrança de multas para infrações decorrentes desse tipo de transporte, e do decreto 96.044/88 que aprovava o Regulamento para o transporte de produtos perigosos.

 

Disciplinas do curso

No curso, o profissional aprende quais sãos os tipos de produtos perigosos que podem ser transportados, como fazer o manuseio correto da carga, rótulos e risco, além de conhecer as principais características profissionais exigidas para quem pretende atuar na área.

As cinco disciplinas oferecidas no curso são:

  • Elementos básicos de legislação
  • Direção defensiva
  • Movimentação de cargas perigosas
  • Prevenção de incêndio
  • Meio ambiente e cidadania

 

Onde realizar o curso MOPP

Existem vários cursos online livres de MOPP, que não possuem certificado.

O ideal é procurar uma auto-escola credenciada junto ao DETRAN e regulamentada para a realização do curso. Os requisitos exigidos para a matrícula são: ter mais de 21 anos de idade, ter habilitação em umas das categorias B, C, D ou E (no mínimo dois anos na categoria B), não ter cometido infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses e não estar cumprindo suspensão ou cassação do direto de dirigir.

Em alguns estados, apenas o SENAI e o SEST/SENAT são autorizados a ministrar o curso. Encontre mais detalhes no site http://www.sestsenat.org.br/.

 

Remuneração de profissionais com MOPP

O salário dos profissionais que possuem o curso de MOPP é maior do que os demais, uma vez que ele possui qualificação e ajuda a reduzir os riscos de um acidente, diminuindo prejuízos financeiros da empresa.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: