Scroll Top

Dicas e custos para abrir uma creche

Conheça mais

Se passa pela sua cabeça abrir uma creche, o planejamento inicial vai ajudar você a compor todo o projeto, porque nada melhor do que começar tudo certinho. Uma instituição como essa, antes de tudo, precisa se enquadrar em normas específicas, por isso antes de escolher a localidade é importante verificar esses pormenores.

Definir se vai ser apenas creche ou berçário ou as duas coisas fazem parte desse processo. O empresário deve-se mostrar preparado, ou seja, com cursos, especializações ou mesmo atualizações em dia. Com isso, aqueles que trazem na bagagem a graduação em pedagogia, por exemplo, saem na frente. Isso porque sugere preparação para lidar com o dia a dia num ambiente como esse.

Além desse suporte, o empreendedor precisa conhecer como funciona a parte de administração de um negócio como esse. Há pós-graduação voltada para esse segmento, focada nesse tipo de conduta. Dessa maneira, vale o investimento. Pode parecer óbvio, mas gostar de crianças e saber lidar com elas torna-se fundamental.

 

Mercado

No que tange à educação infantil, a creche atende crianças até 3 anos de idade. Isso é definido pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). Com isso, entende-se que a creche também deve dar suporte na assistência física, social, cognitiva, motora e intelectual do seu público.

De acordo com o Censo da Educação Básica, o salto de crianças matriculadas em creches foi superior a 7%, o que fez o número nacional se aproximar da casa de 3 milhões de crianças. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou um aumento de 150% nos últimos 10 anos.

Isso ocorre porque cada vez mais os pais precisam trabalhar em conjunto para manter o orçamento doméstico em dia. Há crianças que começam no berçário, para se ter uma ideia. Com isso, entende-se que o fluxo do público infantil nesses ambientes só tende a aumentar, o que se torna positivo para aqueles que querem investir num negócio como esse.

montar uma creche

 

Localidade

A localização é importante porque, geralmente, os pais passam na creche, antes de irem para o trabalho. Dessa maneira, o acesso faz toda a diferença para aqueles que necessitam desse tipo de mobilidade. É importante levar em consideração a correria do dia a dia, ou seja, as pessoas precisam de algo que facilitem as suas vidas.

Se o lugar for muito afastado, o mais aconselhável é trabalhar com a vizinhança da localidade. O efeito tende a ser mais positivo. Contudo, as vias de acesso à parte central da cidade costuma trazer maior mobilidade para os pais, por exemplo. Isso pode ser definido no plano de negócio. Outra coisa que deve ser considerada é se o imóvel, no caso de alugado ou próprio, a fim de verificar se o mesmo está enquadrado nas leis municipais para esse tipo de negócio.

 

Burocracia

A formalização do negócio se dá mediante a obtenção do CNPJ, alvará de funcionamento expedido, cadastro no INSS/FGTS, registro na Junta comercial, dentre outros trâmites legais.

 

Estrutura e pessoal

O espaço de uma creche deve estar compatível com a proposta da quantidade de crianças, de até 3 anos, que serão recebidas. É válido dizer que nessa faixa etária faz necessária a implantação de uma área destinada à recreação, bem como um espaço para a soneca, alimentação, berçário – se for o caso -, banheiros, secretaria, etc.

É válido mencionar que a creche deve oferecer profissionais compatíveis para cada necessidade dos pequenos. Por exemplo, é prudente manter um pediatra no local, assim com contratar enfermeiros ou técnicos de enfermagem para lidar com os bebês. Além de pessoas na recreação, faz-se necessária a presença de auxiliares, principalmente, os ligados ao ramo da pedagogia, gente na administração, serviços gerais, coordenação, diretoria, na cozinha, entre outros.

 

Investimento

Como visto anteriormente, o mercado está favorável. É possível notar uma demanda crescente, a cada ano. Contudo, não tem como sair por aí para abrir uma creche somente por conta desses dados. O plano de negócio é essencial, assim como o planejamento pedagógico. Esse último, conta muito para a maior parte dos pais.

O investimento num tipo de negócio como esse varia, porém, os custos começam a partir de 200 mil reais. Esse limite tende a ser facilmente ultrapassado, dependendo do grau de sofisticação do ambiente. É importante lembrar a necessidade do capital de giro, pois até que os alunos venham essa margem garante o pagamento das contas.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: