Scroll Top

EJA

O que é a EJA?

A educação para jovens e adultos (EJA) é a modalidade de ensino cuja proposta é atender jovens a partir dos 15 anos e adultos que não terminaram os estudos por motivos diversos nas etapas do ensino fundamental e médio. Eis uma oportunidade importantíssima para tantos brasileiros que pararam de estudar e querem correr atrás do tempo perdido, afinal nunca é tarde para aprender.

O segmento da educação é regulamentado pela lei de diretrizes e bases da Educação e recebe repasses do Fundeb, sendo um caminho para muitos brasileiros voltarem a adquirir destaque no mercado de trabalho e – sendo o caso – sair do analfabetismo, ou do analfabetismo funcional, a incapacidade de entender e assimilar criticamente o que leu.  Além de tornar os alunos aptos a galgar espaço na carreira profissional, o retorno aos estudos é um imensurável aporte intelectual para tantas pessoas haviam deixado o estudo para trás.

É sem dúvida um caminho para aumentar a autoestima destas pessoas que se tornarão mais respeitadas no meio social em que vivem.

EJA

 

Importância do EJA

O grande diferencial do EJA é o respeito às características pessoais de cada aluno, observando as condições de vida, o trabalho, a cultura familiar e a própria questão da idade, pois as disciplinas não são lecionadas como no tradicional ensino fundamental ou ensino médio.

A modalidade não é apenas compensatória, ou seja, além de proporcionar chance de aprendizado para alunos que não tiveram condições de estudar em seu devido tempo, busca também tirar as pessoas do isolamento intelectual e torna-las participantes de um mundo em ampla transformação com conhecimento amplo de questões relevantes.

 

Principais objetivos e benefícios da modalidade de ensino

Promover inclusão digital – Prover aos estudantes ferramentas teóricas e práticas para o aprendizado de informática, com a utilização básica do computador por meio do conhecimento dos principais programas, e o acesso à internet.

Democratização do ensino – Inclusão é palavra chave no âmbito democrático. O EJA promove esta inclusão para que todos tenham real acesso à educação de boa qualidade e com as nuances específicas para cada aluno.

Ampliação das possibilidades profissionais – O principal instrumento para a melhoria do currículo é o conhecimento. Esta modalidade de ensino oferece a chance de alunos que estavam parados há algum tempo voltar a estudar e paulatinamente adquirir embasamento teórico para ter um futuro de autonomia financeira em boa carreira profissional.

Melhorar a capacidade crítica e a ‘leitura do mundo’ – Todo conhecimento é libertador, capaz de reforçar a leitura crítica do mundo e de si mesmo, e compreender com mais fundamento as questões políticas, econômicas e sociais do contexto brasileiro para ter maior capacidade para ser um agente transformador.

 

Cursos EJA

Há diferentes cursos EJA mas antes de começar a estudar é importante pesquisar sobre a instituição no site e procurar saber sobre a mesma em sites, fóruns ou mesmo por intermédio de esclarecedoras conversas com professores, que são os que mais entendem do assunto. Estes são alguns cursos.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: