Scroll Top

Especialização em Anestesiologia

Pós em Anestesiologia

O anestesista está entre os profissionais mais requisitados, pois é muito necessário nos procedimentos cirúrgicos. O graduado em medicina, cujo interesse está nessa área pode contar com diversos institutos, quer sejam privados, estaduais e federais para concretizar o conhecimento almejado. Em geral, na modalidade Lato Sensu, o curso é pago. Os valores variam entre uma entidade e outra, porém os limites costumam ultrapassar a margem de 2 mil reais.

A habilitação em anestesiologia também é ofertada ia ensino à distância, daí os valores referentes às parcelas, normalmente, são menores por não depender de uma infraestrutura. Todavia, antes de realizar o cadastro, o interessado precisa pesquisar, a fim de verificar se o curso possui reconhecimento do Ministério da Educação, bem como é indicado.

A modalidade online difere um pouco da presencial, pois no primeiro caso o estudante pode gerenciar o tempo, segundo às suas atividades. Ou seja, não há necessidade de cumprir uma carga horária pré-fixada. Por outro lado, a segunda opção fornece a possibilidade de atividades teóricas e práticas. Assim, o profissional deve julgar a particularidade dos métodos disponíveis.

 

Matriz curricular

Dentre as disciplinas necessárias em curso como esse, estão: anestésicos e avaliação de genotoxidade e estresse oxidativo, boas práticas em pesquisa experimental humana, medicinaespecialização em anestesiologia baseada em evidências, Epidemiologia clínica, biomarcadores para o diagnóstico de lesão renal aguda no intra-anestésico, além de outras tão importantes quanto as citadas.

 

Quanto tempo dura?

Isso pode depender muito de uma instituição para outra, mas é normal que a duração fique entre 12 meses e 24 meses.

 

Dicas de instituições

  • http://inepe.com.br/2014/12/04/especializacao-em-anestesiologia-fortaleza-porto-alegre/
  • http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-mba/Paginas/pos-graduacao-em-anestesia.aspx
  • http://www.editais.uff.br/826
  • http://www.anestesiologiausp.com.br/especializacao-para-medicos-estrangeiros/
  • http://www.cetfmj.com/#!sobre-1/c1eoi
  • http://www.cetsantacasa.med.br
  • http://www.santacasasp.org.br/portal/site/especialidades/cirurgia/anestesiologia
  • http://www.pg.fmb.unesp.br/index.php?codPG=1
  • http://www.uff.br/ccm/posgraduacao/anest_esp.htm
  • http://www.fameb.ufba.br/index.php?option=com_content&view=article&id=373&Itemid=225

 

Mestrado e doutorado

Caso o candidato opte por um aprofundamento no tema poderá se inscrever nos processos seletivos Stricto Sensu. Além do cadastro, o interessado precisa apresentar um esboço do projeto que deseja investigar. As aulas ocorrem duas vezes na semana e nos períodos manhã e tarde, o que acaba exigindo do participante mais dedicação.

A média para a aprovação é 7 ou mais e a prova ainda engloba interpretação de texto em inglês. O ingressante pode consultar a possibilidade de bolsas de estudos por meio dos institutos estaduais, ou mesmo CNPq e Capes. A conclusão é marcada pela apresentação de uma dissertação, cujo aproveitamento deve ser satisfatório. Vale destacar que em faculdades públicas, o curso não é cobrado.

 

Mercado de trabalho

O curso de anestesiologia é válido para o graduado em medicina, que busca por uma especialização no segmento. Para isso, o candidato precisa avaliar as suas habilidades, a fim de verificar a sua vocação para a área em destaque. O que deve ser levado em consideração são os conhecimentos adquiridos no curso, pois darão ao executor uma noção mais aprofundada e analítica, no momento em que precisar agir.

Cada vez mais a mão-de-obra vem sendo requerida. O profissional pode ganhar muito com isso, principalmente, financeiramente falando, já que os salários são significativos para os que buscam a capacitação. A média de ganhos fica entre 5 mil e 10 mil reais, mas essa questão varia dependendo do cargo ocupado, reputação do médico, além de outros atributos.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: