Scroll Top

Especialização em Endocrinologia

Endocrinologista

Assim como a busca pela estética é crescente, o empenho para manter a saúde em dia, no peso ideal também vem sendo destacado. Pode-se dizer que é o tipo de carreira que está em alta, em virtude dos diversos distúrbios enfrentados pela sociedade atual.

A especialização pode ser o primeiro de muitos passos, já que esse segmento necessita de muita busca e capacitação, o que pode levar alguns anos, principalmente, que pretende tentar novamente a residência, por exemplo. O curso tem por objetivo trazer maior aprimoramento teórico e prático para o profissional, bem como interpretação de exames, diagnóstico de patologias e tratamento adequada para cada uma delas.

O interessado pode encontrar a especialidade em diversas instituições, quer sejam particulares, estaduais ou federais. Há também a possibilidade de cursar as atividades no modo de ensino à distância. Nesse formato, o aluno precisa de disciplina, pois qualquer distração pode atrasar o recebimento do certificado ou levar tudo por água abaixo.

Ainda sobre essa modalidade, pode-se dizer que é mais flexível, já que permite ao aluno adequar as suas atividades com os estudos. Ele pode consultarpós graduação em endocrinologia o material novamente, sempre que alguma dúvida surgir. Entretanto, antes de ingressar é importante consultar o perfil da entidade, bem como a sua idoneidade.

 

Matriz curricular

O profissional terá contato com temas teóricos e práticos, salvo em cursos online. Dentre as matérias estão: disfunções renais, bioética, bioestatística, biossegurança, distúrbios do metabolismo do cálcio, endocrinologia pediátrica, clínica médica endócrina, teoria geral da endocrinologia e metabolismo, bem como outras disciplinas necessárias para a formação do profissional.

 

Quem pode participar?

O curso é interessante para os graduados em medicina, mas não impede que outros profissionais da saúde participem.

 

Quanto tempo dura?

As atividades superam 4 mil horas, ou seja, trata-se de um curso de aproximadamente 24 meses. Para obter o título de especialista junto à Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o candidato precisa passar por uma prova e ainda atender aos requisitos necessários. É válido dizer que essa certificação é válida para médicos.

 

Instituições com a pós

 

Mestrado e doutorado

Os cursos Stricto Sensu podem ampliar a possibilidade de atuação do médico, visto que pode também investir nos ambientes de pesquisa e acadêmico. O ingresso é realizado anualmente por meio de prova – com assuntos específicos e interpretação de texto nos seguintes idiomas: francês, inglês e espanhol.

Já na inscrição, além da documentação, o interessado precisa apresentar o modelo do projeto, linha de pesquisa pretendida e em alguns casos, é necessário selecionar o nome do orientador. O desempenho deve ser 7 ou superior, pois assim o profissional consegue realizar a matrícula.

É válido ressaltar que antes mesmo do candidato realizar a prova, ele precisa passar por uma banca examinadora. Diante dela, deve apresentar as suas razões e justificativas, acerca do tema a ser trabalhado.

 

Mercado de trabalho

Com a crescente procura, o profissional tende a encontrar o seu espaço no mercado. A média de ganho para médico especialista fica entre 5 e 15 mil reais, podendo esse limite ser facilmente superado.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: