Scroll Top

Especialização em Infectologia

Infectologista

A orientação dedicada pode salvar as pessoas de diversas doenças infecciosas. Daí, cabe o papel fundamental do especialista do segmento. Depois da faculdade de medicina, certamente, os graduados sabem a área que desejam seguir. Os que optaram pela infectologia podem realizar a habilitação em diversas instituições reconhecidas, quer sejam públicas ou não.

É importante ressaltar que mesmo numa entidade estadual ou federal, os cursos Lato Sensu costuma ser cobrados. Os valores variam, podendo chegar até o limite de 2 mil reais. O candidato também pode optar pela modalidade de ensino à distância, que muitas vezes traz maior flexibilidade para aqueles que, por alguma razão, não podem cumprir a carga horária de um curso físico.

No entanto, é necessário disciplina para manter uma habilitação nesse formato, pois do contrário o desempenho pode sofrer. Outra coisa que deve ser levada em consideração é a pesquisa pela habilitação, em determinada instituição, já que precisa ser reconhecida pelo Ministério da Educação, bem como por órgãos competentes.

A especialização é válida para os candidatos que desejam o aprofundamento na área, mas não conseguiram passar na prova de residência, ainda. pós graduação em infectologiaDessa forma, ele acumula conhecimentos, enquanto se prepara.

 

Matriz curricular

O curso é divido entre disciplinas teóricas e práticas, mas isso não vale para a modalidade virtual, uma vez que aluno não dispõe de estrutura adequada para treinar. Dentre os temas a serem tratados estão: infecções virais, antibióticos, infecções hospitalares, imunizações, princípios básicos em infectologia, AIDS, infecções bacterianas, virologia, vigilância epidemiológica, controle de infecções hospitalares em unidades pediátricas, bem como outras disciplinas inerentes para o conhecimento do profissional.

 

Quem pode participar?

Os médicos estão dentro do público-alvo, todavia isso não impede a participação de outros profissionais de saúde interessados no aprofundamento do assunto.

 

Quanto tempo dura?

A média varia de 1 a 2 anos, visto que a carga horária pode variar de uma instituição para outra, em função do conteúdo programático.

 

Alguns cursos

 

Mestrado e doutorado

O formato Stricto Sensu amplia a atuação do médico. Ele pode executar as atividades cotidianas, bem como trabalhar em pesquisas ou mesmo lecionar em universidades.

O processo seletivo ocorre uma vez no ano, por isso é importante manter a atenção no calendário. Na inscrição o candidato deve apresentar o modelo de projeto, na linha de pesquisa pretendida e em alguns casos precisa informar o orientador do seu trabalho. Essas informações aparecem descritas no edital.

A prova, normalmente, é de caráter eliminatório. O conteúdo traz temas específicos e o participante pode escolher dentre os idiomas disponíveis, que costumam ser: inglês, francês e espanhol. Vale destacar que o tema de pesquisa escolhido precisa ser apresentado para uma banda examinadora, que avaliará as condições e liberará ou não a aprovação. A média 7 ou mais garante o ingresso.

 

Mercado de trabalho

Como informado, os especialistas têm o seu lugar no mercado. Portanto, a busca pelo conhecimento ajuda a ampliar ainda mais as possibilidades. O profissional pode construir a sua reputação no segmento de infectologia, bem como pode obter ganhos financeiros significativos.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: