Scroll Top

Especialização em Medicina do Trabalho

Cursos de Medicina do Trabalho

As empresas necessitam cada vez mais de um médico em segurança do trabalho. Não é a toa que muitos outros segmentos também vem se especializando nessa questão técnica, como se pode ver, inclusive, na engenharia. Para participar dessa habilitação, especificamente, é preciso estar graduado em medicina.

O profissional é o responsável por diversos processos relacionados e por isso precisa aprender um pouco de direito aplicado à medicina do trabalho. A modalidade ainda está disponível no formato de ensino à distância. Dessa maneira, facilita um pouco o acesso do candidato que deseja a qualificação, mas não pode assumir o compromisso de uma carga horária pré-fixada.

Para se ter uma ideia, o médico com esse tipo de capacitação é referência, no que tange à saúde do trabalhador, bem como na medicina ocupacional. É ele que realiza os atendimentos e consultas, implementa ações, coordena programas, efetua auditorias, sindicâncias, perícias, bem como trabalha com foco na precaução da biossegurança.

A presença do médico no ambiente corporativo está relacionado à Norma Regulamentadora, ou seja, que determina a obrigatoriedade por parte dos empregadores. Levando em especialização em medicina do trabalhoconsideração a quantidade de indústrias disponibilizadas no Brasil, conclui-se que grande é a necessidade desse tipo de profissional.

 

Matriz curricular

No curso, aluno fica por dentro de assuntos como introdução à saúde do trabalho, políticas públicas em saúde do trabalho, fisiologia do trabalho, bioestatística, legislação I e II, patologia ocupacional, ergonomia, toxicologia e higiene ocupacional, gestão da conservação auditiva, exame admissional, periódico e demissional, bem como outros temas inerentes à capacitação do aluno.

 

Quanto tempo dura?

Esse é um tipo de curso cuja duração pode variar entre 12 meses e 24 meses. Dessa forma, a carga horária costuma ser superior a 2 mil horas. Entretanto, para obter a certificação faz-se necessário garantir desempenho de 70% ou mais. Há instituições como o Instituto Nacional de Ensino, Pós – graduação e Extensão que disponibiliza calendário de aulas até mesmo no domingo. Ou seja, o interessado pode optar pela melhor forma de qualificação.

Cursos assim podem ser encontrados em faculdades públicas e privadas. Normalmente, devido a característica Lato Sensu, costuma ser pago. Os valores variam de uma entidade para outra, mas a média fica entre 900 e 2 mil reais. Vale ressaltar que a habilitação, no modo online é mais barata, já que não há necessidade de uma infraestrutura. No entanto, o candidato precisa verificar a idoneidade da mesma, a fim de evitar problemas relacionados à certificação.

 

Alguns cursos

  • http://www.fundacaounimed.org.br/pos-graduacao/medicina-saude/medicina-do-trabalho/Paginas/default.aspx
  • http://www.medtrab.ufpr.br/
  • http://inepe.com.br/2013/07/27/pos-medicina-trabalho/
  • http://www.souzamarques.br/saude/63-cursos/pos-graduacao/saude/101-curso-de-especializacao-em-medicina-do-trabalho
  • http://www2.fm.usp.br/iof/mostrahp.php?origem=iof&xcod=Curso%20de%20Medicina%20do%20Trabalho
  • https://www.inbec.com.br/pos-graduacao/especializacao-em-medicina-do-trabalho
  • http://portal.estacio.br/unidades/universidade-estacio-de-sa/cursos/pos-graduacao/presencial/medicina-do-trabalho.aspx
  • http://www.ufrgs.br/cedop/
  • http://www.uff.br/isc/site_2_5/index.php/quem-somos/dps/pos-graduacao-dps/especializacao-em-medicina-do-trabalho
  • http://www.iefap.com.br/curso/medicina-do-trabalho
  • http://www.posmedtrab.com.br/
  • https://pos.uninassau.edu.br/curso/recife/especializacao-em-medicina-do-trabalho
  • http://www.saocamilo-rj.br/cursos/info_cursos_pos/curso_pos_medicina_trabalho.asp?id=71

 

Mestrado e doutorado

Os que desejarem um aprofundamento maior sobre o assunto poderão obtê-lo por meio da modalidade Stricto Sensu. O ingresso ocorre por processo seletivo. O candidato escolhe a sua linha de pesquisa, realiza a prova – que inclui interpretação de textos em outros idiomas, como inglês, francês ou espanhol.

Vale ressaltar que esse tipo de especialização acrescenta e muito à carreira do profissional, porque amplia o seu campo de atuação, bem como os seus ganhos financeiros, já que podem superar em 3 vezes ou mais, quando comparado com a habilitação Lato Sensu, que em média costuma ser de 5 a 10 mil reais.

Mais Artigos:

1 Comentário

  1. cinthea disse:

    BOM DIA
    GOSTARIA DE SABER SE ESSE CURSO É A DISTANCIA

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: