Scroll Top

Especialização em Medicina Intensiva

Conheça mais

As chamadas para pós-graduação Lato Sensu ocorrem ao menos duas vezes ao ano. Ao contrário da especialização Stricto Sensu, que se dá apenas uma vez, a cada ano. Daí, os profissionais têm a possibilidade de escolher a que melhor se encaixa nas sua condições e que sejam facilmente adaptada às suas atividades.

Os profissionais habilitados tendem a ter mais possibilidade de acesso ao mercado, visto que são poucos os especialistas. O curso de Medicina Intensiva pode ser encontrado em instituições diversas, que sejam elas públicas ou não. Há também habilitações no segmento da saúde disponíveis no formato de ensino à distância.

Essa modalidade é válida para o candidato que não pode assumir o compromisso de uma carga horária pré-fixado em um espaço físico. Assim, ele pode conciliar os horários das suas atividades com os estudos da melhor maneira possível. Vale ressaltar que é necessário muita disciplina nos cursos online, visto que fora da sala de aula a quantidade de distrações é bem maior.

Antes de ingressar, o profissional deve consultar a idoneidade da entidade, no intuito de evitar problemas futuros relacionados à certificação. Outro pós-graduação em medicina intensivaponto que deve ser esclarecido é que a média de preço em um curso no formato Lato Sensu varia entre 1 e 2 mil reais. É importante esclarecer que há instituições que aplicam prova, como forma do processo de seleção.

 

Matriz curricular

A abordagem das disciplinas ocorre por meio de temas como: neurologia, trauma, infectologia, toxicologia e métodos de imagem, estados de choque, insuficiência respiratória, humanização e bioética, bem como outros temas inerentes no aprendizado.

 

Quem pode fazer?

O curso é interessante para os estudantes graduados em medicina. Para obter o diploma, ele precisa possuir bom desempenho e ainda participar de um estágio supervisionado, em caso de curso presencial.

 

Lista com algumas instituições

 

Carga horária

Em geral, um curso como esse pode durar cerca de 12 meses a 24 meses, com carga horária superior a 300 horas.

 

Mestrado e doutorado

Os que pretendem aprofundar no tema por meio de pesquisa, poderão participar do processo seletivo, que inclui prova de conhecimentos específicos e interpretação de textos nos seguintes idiomas: francês, inglês e espanhol. Em instituições públicas, não há necessidade de pagar matrícula ou qualquer parcela relacionada à mensalidade. Normalmente, ainda na inscrição, o interessado costuma apresentar o esboço do projeto relacionado à linha de pesquisa selecionada.

Para ingressar no curso, o candidato precisa conseguir uma média 7 ou superior. E, a obtenção do título ocorre por meio da aprovação na dissertação ou tese. Vale destacar que esse tipo de qualificação amplia a possibilidade de atuação do médico, já que também pode se envolver em pesquisas ou mesmo lecionar. Ou seja, ele pode optar pela área de maior interesse.

 

Mercado de trabalho

Os ganhos costumam variar entre 5 e 10 mil reais, porém é algo que pode ser superado, em função da demanda ou mesmo cargo ocupado pelo profissional. Como dito, o mercado carece de profissionais habilitados, uma vez que poucos são os que podem suprir essa necessidade.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: