Scroll Top

Especialização em Neurologia

Neurologista

A neurologia é uma da área singular da medicina. Dessa forma, os interessados em aprofundar os seus conhecimentos podem contar com diversos cursos relacionados. Eles podem ser encontrados em instituições privadas, estaduais e federais. Daí, cabe ao interessado decidir por aquela que melhor atenta as suas expectativas e necessidades.

Há também a possibilidade de realizar as atividades na modalidade de ensino à distância, o que parece flexível para os profissionais que não podem cumprir uma carga horária de um curso físico, mesmo que as aulas sejam aos domingos. Porém, nesses termos o candidato precisa de disciplina para levar a habilitação, pois do contrário pode colocar tudo a perder.

Outra ressalva que merece ser considerada é a da verificação da especialização, em determinada entidade. A pesquisa pode poupar o profissional de possíveis problemas na hora de receber a certificação. É importante saber se a habilidade é reconhecida pelo Ministério da Educação, bem como por órgãos competentes.

 

Matriz curricular

Os temas abordados tem objetivos teóricos e práticos, exceto em cursos realizados online. As disciplinas disponíveis são: doenças imunológicas, pós-graduação em neurologiadoenças respiratórias, doenças cardiovasculares, doenças infecciosas, teoria geral da neurologia, dentre outras igualmente importante para a bagagem do profissional.

 

Quem pode fazer?

O curso é mais adequado para médicos, mas não está impedido para demais profissionais da saúde que desejam conhecimento aprofundado sobre o tema.

 

Quanto tempo dura?

A média é de 24 meses, visto que a carga horária é superior a 4 mil horas. Para obter a certificação da faculdade, o profissional precisa frequentar ao menos 75% das aulas e possuir bom desempenho nas provas e trabalho final. Ele também deve participar de um estágio supervisionado.

 

Instituições diversas

 

Mestrado e doutorado

Os cursos Stricto Sensu também se enquadram no modelo de especialização. Eles são válidos para os profissionais que desejam pesquisar, de forma mais consistente, determinado assunto, dentro da neurologia. Mestrados e doutorados estão disponíveis em institutos públicos e privados. No primeiro caso, não há cobrança de matrícula ou parcelas de mensalidade.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar um modelo do projeto a ser investigado, bem como a linha de pesquisa pretendida. Dependendo da instituição, o mesmo deverá apresentar também o orientador disponível. Essas informações vem contidas no edital.

A prova traz conteúdos específicos, bem como interpretação de textos no idioma de escolha do candidato – espanhol, francês ou inglês. É preciso conquistar média 7 ou mais na avaliação. O participante ainda precisa defender o seu projeto diante de uma banca, que avaliará o seu desempenho. Após a divulgação das notas, o interessado poderá realizar a sua matrícula, nos dias estipulados.

É válido dizer que a especialização no segmento citado amplia a possibilidade de atuação do profissional, que pode ingressar no ramo de pesquisa ou mesmo acadêmico. Tudo isso, podendo conciliar com as suas atividades como médico.

 

Mercado de trabalho

A sociedade e o mercado ganham com os conhecimentos de um profissional habilitado. Ele também pode colher os frutos do seu investimento, por meio da reputação positiva e ganhos financeiros significativos, que podem ultrapassar a margem de 15 mil reais.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: