Scroll Top

Especialização em Psiquiatria

Psiquiatra

O mercado necessita cada vez mais de especialistas, sobretudo, no segmento da saúde. Dessa maneira, logo após a formatura o graduado já precisa ter em mente a área que deseja seguir. Em geral, quem termina o curso de medicina precisa passar pela residência, todavia, nem todos conseguem a pontuação necessária para ingressar.

Daí, uma boa maneira de focar na área desejada é buscar a especialização, quer seja por meio de cursos Lato Sensu ou Stricto Sensu. Especificamente, o em psiquiatria tem por objetivo trabalhar as competências necessárias no âmbito de cuidados intensivos, urgências e emergências.

Algumas especialidades da área médica podem ser encontradas no formato online, ou seja, é uma oportunidade para aqueles que ainda não dispõem de muito tempo e precisam de mais flexibilidade no horário, para encaixar às suas atividades cotidianas. Entretanto, antes de ingressar, é importante verificar se a entidade é reconhecida pelo Ministério da Educação, pois dessa forma acaba-se evitando problemas futuros.

É importante ressaltar, que dependendo da instituição, mesmo em cursos Lato Sensu, o candidato precisa fazer prova, como objeto do processo pós graduação em psiquiatriaseletivo. Nesse modelo, os cursos são pagos e os valores variam entre 1 e 2 mil reais. Todavia, a opção pelos cursos online pode baratear um pouco, já que a necessidade de uma infraestrutura física não é necessária.

 

Matriz curricular

Nessa habilitação, o aluno passa a ter contato com disciplinas teóricas e práticas, desde que o curso seja presencial. Dentre as quais estão: psiquiatria forense, transtornos de personalidade, transtornos no humor, ética e bioética, saúde mental do trabalho e previdenciária, psiquiatria infantil e adolescência, transtornos de ansiedade, além de outros assuntos necessários para a formação do profissional.

 

Quem pode participar?

Graduados em medicina, cujo interesse está no aprofundamento na área de psiquiatria.

 

Quanto tempo dura?

O período varia entre 12 e 24 meses, pois depende da metodologia aplicada por cada instituição, uma vez que a carga horária supera 400 horas. O profissional só obtém o certificado se comparecer ao menos 75% das aulas e conseguir desempenho satisfatório nas provas e trabalho de final de curso.

 

Instituições

 

Mestrado e doutorado

Outra forma de especialização está no modelo Stricto Sensu, que possibilita maior aprofundamento, por sua característica forte em pesquisa. Para ingressar, o interessado realiza a prova do processo seletivo – com assuntos específicos e interpretação de texto nos idiomas inglês, espanhol ou francês. Ele também precisa apresentar no ato da inscrição um esboço de projeto, na linha de pesquisa desejada. Em alguns casos, até o nome do orientador precisa ser mencionado.

Com o título, o médico consegue ampliar a sua atuação. Com isso, ganha o mercado, a sociedade e ele próprio, que pode construir a sua reputação em torno do tema psiquiatria, de forma mais específica. Os ganhos financeiros também saltam de um limite para outro maior, em função da qualificação.

 

Mercado de trabalho

A necessidade de mão-de-obra qualificada e diversas áreas é real. Ou seja, quanto mais capacitado é o profissional, melhores são as suas chances de ganho. A média salarial de especialista em psiquiatria pode variar entre 5 e 15 mil reais.

Mais Artigos:

1 Comentário

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: