Scroll Top

Especialização em Radiologia

Pós em Radiologia

O mercado de tecnologia está em expansão e isso inclui a modalidade de radiologia, que depende dos avanço no setor. A especialidade é apontada como uma das tendências para os próximos anos, sendo assim, os profissionais que percebem habilidade pela área podem pensar em investir mais nesse tipo de conhecimento.

Para se ter uma ideia, no que tange ao ambiente médico, a radiologia está presente em diversos ramos, quer seja na ortopedia, odontologia, dentre outros. Ou seja, diagnósticos obtidos por meio da leitura de imagens. No Brasil, o profissional pode buscar por essa especialização em diversas instituições, quer sejam estaduais, federais ou privadas.

 

Alguns formatos

Na modalidade Lato Sensu, a carga horária varia entre 12 e 18 meses, com mais de 360 horas. Entretanto, no Stricto Sensu, a média fica entre 2 e 3 anos de conhecimento e pesquisa. No primeiro caso, o curso é cobrado, inclusive, em entidades públicas. No outro, apenas se o candidato optar por faculdades privadas.

Se a escolha for pelo mestrado ou doutorado, o e candidato pode contar com incentivos do governo, por meio de bolsas como a Capes e o CNPq. Todavia, é preciso consultar as especialização em radiologiarestrições. Para ingressar nesse formato, o profissional precisa escolher a sua linha de pesquisa e elaborar um pequeno projeto, com instruções disponíveis no edital.

O ingresso é realizado por meio de concurso, sendo assim, ele precisa se preparar, pois além dos conhecimentos específicos, idiomas como inglês, francês ou espanhol costumam ser cobrados. A especialização Lato Sensu exige apenas alguns documentos, bem como o histórico e certificado de conclusão da graduação superior. E, não é necessário realizar prova prévia para ter acesso.

 

Alguns Cursos

  • http://www.forp.usp.br/component/content/article/1022-ultima-chance-curso-de-especializacao-em-radiologia.html
  • http://www.inrad.hcnet.usp.br/inrad/index.php/m-pos-grad-stricto-sensu-doutorado
  • http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-mba/Paginas/pos-graduacao-em-diagnostico-por-imagem.aspx
  • http://www.radiologia.ufrj.br/
  • http://ddi.unifesp.br/medicos-e-profissionais-da-saude/25/pos-graduacao
  • http://www.fatesa.edu.br/cursos-lista/5/
  • http://www.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/cursos-graduacao/cursos-graduacao/radiologia
  • http://www.empg.puc-rio.br/cursos/radiologia

 

Quem pode participar?

O curso está disponível para profissionais da área de saúde, de diversas modalidades, visto que boa parte dos departamentos dependem desse tipo de serviço. Ou seja, desde dentistas a ortopedistas, dentre outros. No segmento, os estudantes passam a ter contato com disciplinas como medicina nuclear, bioética, filmes radiográficos, efeitos da radiação ionizantes e outros temas necessários para a composição da bagagem.

Para obter o certificado, independente do formato, faz-se necessário que o aluno tenha um bom aproveitamento durante o curso que normalmente é de 70%. Ou seja, é preciso se esforçar para alcançar o desempenho necessário. Vale salientar que há instituições que disponibilizam cursos como esses na modalidade online. É uma opção interessante para o profissional que não dispõe de muito tempo. Além disso, ele pode rever o conteúdo sempre que pintar uma dúvida.

Mas, antes de ingressar é importante pesquisar a idoneidade da entidade, a fim de verificar o seu reconhecimento pelo Ministério da Educação, pois do contrários, é possível que haja problemas futuros com a certificação, caso a instituição não esteja na qualificação requisitada.

Como dito, é um segmento em expansão e por isso pode render benefícios significativos para o profissional, que pode ser desde a construção da reputação na área ou mesmo ganhos financeiros compensadores, visto que a qualificação coloca o executor em uma nova posição.

Mais Artigos:

3 Comentários

  1. william disse:

    Boa noite!

    O curso de radiologia é online?

    Att. william

  2. Josefina santos disse:

    Gostei queria obter mas informações já que procuro uma pos graduação na área de radiologia

  3. renato hermes borges gonsalves disse:

    quero fazer pos graduaçao em radiologia lato sensu,desejo saber:
    a)duraçao do curso.,b)quanto custa? c)sou da bahia(medico),sera que tem alguma pos perto da bahia?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: