Scroll Top

Especialização em Urologia

Conheça mais

A tecnologia vem sendo um dos meios inteligentes da medicina, pois a informatização permite diagnósticos mais precisos, inclusive na área de urologia. Vale destacar que esse segmento é muito importante no que tange ao trato urinário, quer seja de homens e mulheres. E, ainda é o responsável por garantir a saúde do sistema reprodutor do homem.

Diversas instituições oferecem esse tipo de especialidade. O candidato pode optar pela privadas ou públicas. Em ambos os casos, os cursos são cobrados. Os valores variam, podendo ultrapassar o limite de 2 mil reais. A capacitação é destinada aos profissionais de saúde, sobretudo, os médicos.

O conteúdo programático tem a finalidade de proporcionar assuntos de ordem teórica e prática. O objetivo também é fornecer ao graduado a possibilidade de aprimorar ainda mais o seu conhecimento. Vale destacar que a qualificação é uma iniciativa importante, porque garante ao profissional melhor acesso às oportunidades, bem como ganhos financeiros significativos.

Para ingressar, o profissional precisa apresentar uma série de documentos pessoais, bem como o certificado de conclusão da graduação. Para receberpós-graduação em urologia o título de especialista em urologia da Sociedade Brasileira de Urologia, basta que o interessado realize uma prova, conferindo-lhe tal posição.

 

Matriz curricular

Dentre os temas a serem tratados estão: anatomia humana urogenital, uropediatria, urologia ambulatorial, urologia clínica, bioética, imaginologia urológica, urolitíase, urodinâmica, doenças sexualmente transmissíveis, teoria geral da urologia, dentre outros assuntos inerentes para a capacitação do profissional.

 

Quanto tempo dura?

A média de duração é de 24 meses, com carga horária superior a 4 mil horas. Ou seja, nesse espaço de tempo o participante poderá aprender, tirar as suas dúvidas e ainda passar por um estágio supervisionado. Vale destacar que existem diversas modalidades de especializações na área da saúde. Entretanto, o candidato deve avaliar a idoneidade da entidade, a fim de evitar problemas na hora de obter a certificação.

O lado positivo do curso online está no fato do aluno poder acessar o conteúdo, sempre que necessário. Ele também pode gerenciar as aulas com as suas tarefas diárias. Por outro lado requer muita disciplina e muitos desses não oferecem aula prática.

Dicas de algumas instituições

 

Mercado de trabalho

Quanto mais habilitado é o profissional, melhores são as suas chances de inserção no mercado. O déficit de especialistas é algo que afeta a economia do país, sobremaneira. Pois, tanto clínicas como hospitais custam a completar o seu quadro de funcionários, em função dessa carência.

Os ganhos de um profissional habilitado pode superar 10 mil reais, dependendo do cargo ocupado ou mesmo demanda. Ou seja, quem deseja reconhecimento e ganhos financeiros significativos, deve investir na carreira.

 

Mestrado e doutorado

No formato Stricto Sensu há espaço para os que desejam pesquisa no campo da urologia. Para ingressar, o candidato precisa passar por uma prova de seleção, que inclui conhecimentos específicos e interpretação de texto em idiomas como inglês, francês ou espanhol. O interessado também precisa escolher a linha de pesquisa e apresentar o cronograma do projeto, com atribuições disponíveis no edital. Em alguns casos, é necessário até apontar o orientador desejado.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: