Scroll Top

Faculdade de medicina com ENEM

O que é o ENEM?

Enem, sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, veio inicialmente, em 1998, como forma do governo avaliar o ensino médio, a partir das médias que ele apresentava, era formulado avanços, para melhoria das escolas.

A partir de 2009, ocorreram grande mudanças, referentes ao ENEM, que trouxe a prova que conhecemos hoje. No caso hoje a prova tem uma grande grade referente aos temas que são abordados. Servindo não só apenas para avaliar o ensino médio, o ENEM, hoje ajuda muitas pessoas a ingressarem em universidades, sejam elas públicas, ou particulares, no caso das particulares, oferecendo descontos que vão desde 50% até 100% de todo o curso.

 

O ENEM serve para o curso de medicina?

A quantidade de universidades que aceitam a nota do ENEM é razoavelmente grande, e se a universidade aceita a nota, não ocorre uma especificação referente a determinados cursos e sim a todos.

Ocorre uma grande dúvida quando se fala sobre o assunto de ENEM para medicina, e o que muitas pessoas não sabem é que existem sim universidades que oferecem o curso superior de medicina, que aceitam a nota do ENEM, e com essa nota dão um gigante desconto nas mensalidades.

Então a resposta para a pergunta é sim, a nota do ENEM pode ajudar e muito você a ingressar em uma universidade. Lógico que existem muitas outras que não aceitam, mas pense primeiramente, nas que aceitam, e de último caso, as que não aceitam.

ENEM medicina

 

Ajudando em outras provas

Uma coisa que muita gente não sabe, é que grande parte do ENEM ajuda mais, se incorporado a outras provas, do que apenas ele. Isso quer dizer que a nota do ENEM, dependendo de quanto você tirar, acaba te dando alguns pontos a mais em outras provas, como por exemplo no ProUni, o que aumenta suas chances de conseguir o desconto que deseja em determinada universidade.

Desse modo podemos pensar que por mais que aquela faculdade de medicina que você tanto deseja, não aceite a nota do ENEM, mas aceite a nota do SiSu, ou do ProUni ou de outro programa governamental.

Em alguns casos a faculdade, não aceita diretamente a nota do ENEM, mas conforme a pontuação que você fez, conta na hora do vestibular que a universidade oferece, antes de qualquer aluno entrar oficialmente no campus.

 

O que devo estudar?

Uma outra dúvida que muitos tem, é referente a o que cai nas provas do ENEM. Nas provas caem diversos assuntos, referente a todas as matérias, então entre os dois dias de prova do ENEM, iram cair questões referentes, desde matemática, até biologia.

O certo é estudar exatamente tudo que aprendeu no ensino médio, e um pouco mais. Monte uma grade de horários, referente a determinadas matérias, começando sempre pela que você tem mais dificuldade, e vá indo até as que você tem menos.

 

Conclusão:

O peso do ENEM é gigante para diversas áreas e universidades, então estudar para o mesmo é de extrema importância para você que deseja seguir uma carreira, como por exemplo a de medicina.

O ideal é você começar os estudos cedo, pois mesmo que não te ajude no ENEM ou até mesmo a universidade que você deseja, não aceite a nota, não será um tempo perdido, pois tal estudo irá te ajudar na hora de diversos vestibulares.

Mais Artigos:

4 Comentários

  1. Olha eu quero fazer medicina maz nao tenho condiçao finaceira!!
    Tem como cursa a faculdade e depois pagar???!

    • Mike disse:

      Sim da para financia,Douglas o banco paga a faculdade para você e quando terminar você paga para o banco de pouco em pouco!! Tendeu eu acho que se não passar no Enem vo fazer isso!

    • Henrique Oliveira disse:

      Douglas, há sim a possibilidade de você cursar medicina numa universidade particular, com o financiamento pelo FIES faça algumas pesquisas e verifique se você estaria dentro dos padrões para o financiamento.

  2. Mariana disse:

    qual é a nota de corte para medicina, geralmente?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: