Scroll Top

Melhores faculdades de Moda no Rio de Janeiro

Conheça mais

O mercado da moda necessita cada vez mais de mão-de-obra especializada, uma vez que está entre os setores que mais crescem no Brasil, mesmo em meio à crise. Para se ter uma ideia, na internet, o que as pessoas mais procuram para comprar está ligado o ramo de moda e acessórios. Cerca de 34% dos brasileiros compram roupas em lojas virtuais e 65% desses recomendam o negócio para parentes e amigos, segundo o levantamento da Rakuten.

O faturamento global já ultrapassou a casa de 1 trilhão de dólares. Isso se justifica, de acordo com a pesquisa,  porque os brasileiros – também estão inclusos nesse pacote – tendem a comprar mais itens nas lojas virtuais do que nas físicas. O site Nuvem Shop destacou que 58% dos consumidores, quando o assunto é o e-commerce, são mulheres. E a faixa etária que mais compra vai de 25 a 44 anos.

Em média o gasto com roupa fica em 163 reais e com sapatos cerca de 191 reais, por mês. Ou seja, ainda que haja muitas lojas por aí, sempre há espaço para mais gente atuar. E se existem muitas lojas, de certo, as mesmas carecem de profissionais ligados ao ramo da moda para dar andamento nosranking curso de moda no RJ negócios. Dessa maneira, investir nesse tipo de carreira pode ser uma alternativa interessante para fazer o que se gosta, ganhando uma grana significativa.

 

Melhores faculdades

No Rio de Janeiro, poucas são as instituições que oferecem a habilitação de moda, esse tipo de curso é mais percebido no estado de São Paulo ou mesmo no Sul do país, onde a indústria têxtil é bem forte. Mesmo assim é válido considerar que as poucas entidades que disponibilizam essa atividade têm os seus méritos. Contudo, antes de ingressar é importante pesquisar, a fim de participar daquela que melhor atender às necessidades e expectativas.

A pioneira em oferecer o curso de Design de Moda é a Universidade Veiga de Almeida (UVA). Por lá, a duração da habilitação é de 3 anos. Já na Faculdade Senai-CETIQT, o estudante conclui em 3 anos e meio. Enquanto que na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC –RJ), o estudante leva 4 anos para terminar tudo. Dentre essas, a que mais se destaca no cenário brasileiro é a Faculdade Senai-CETIQT, com quatro estrelas, pois a cinco estrelas pertencem a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

 

Ementa

Durante o curso, o aluno passa pelas seguintes disciplinas: história da moda, história arte, projeto de design e moda, modelagem, design de estamparia, indumentária, fundamentos do design, psicossociologia da moda, ergonomia, desenho feminino e infantil, dentre outras.

 

Investimento

Como se pode perceber, no Rio de Janeiro, as faculdades de Moda ainda são todas particulares, por isso cabe ao estudante arcar com os custos, que variam de 800 a 2 mil reais, por mês, dependendo da instituição.

 

Mercado de trabalho

No início da carreira, um profissional de moda tem ganhos entre 1500 e 3 mil reais, o que melhora com o tempo de experiência, especialização, cargo ocupado, empresa em que se trabalha ou mesmo condição adotada, uma vez que o estilista também tem a opção de abrir o seu próprio negócio ou prestar consultoria de moda.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: