Scroll Top

Mercado de trabalho em petróleo e gás

Um pouco sobre a área

Para aquele que pensa em investir em algum curso ligado ao segmento de petróleo e gás, é melhor se preparar para a rotina, que muitas vezes difere um pouco, já que há trabalhadores que precisam ficar embarcados, por exemplo. Por outro lado, os ganhos financeiros podem ser maiores do que a média oferecida em outras carreiras.

Outro ponto que deve ser considerado é o da empregabilidade, pois esse é um dos setores que mais oferece oportunidades, inclusive, a Petrobras oferece cursos de capacitação em algumas regiões, gratuitamente, visando a colocação do candidato, na modalidade de terceirização.mercado de petroleo e gas

 

Mercado de trabalho

Para se ter uma ideia, no ano de 2014 o percentual de empregos ultrapassou 90%, ou seja, muita gente teve a chance trabalhar. Os profissionais técnicos são os mais visados. Os ganhos financeiros são significativos, pois ultrapassam a média de algumas carreiras da graduação superior. Ou seja, pode ser uma oportunidade e tanta para o estudante que deseja adiar o seu ingresso na faculdade, em nome da capacitação profissional.

Os engenheiros são beneficiados com a experiência adquirida em campo, bem como com os altos salários, que ficam na margem de 10 mil reais. Contudo, esse limite pode superar 60 mil reais, dependendo do cargo ocupado no segmento de petróleo e gás.

Esse é o ramo que oferece oportunidades para quase 40 profissões diferentes, que variam trabalhadores capacitados, técnicos e graduados no ensino superior. O Senai, no Rio de Janeiro, aumentou o quadro de oferta em 40% ou seja, quem desejar vai poder optar por mais cursos relacionados. De acordo com a instituição, em 2013, cerca de 3400 alunos receberam a capacitação voltada para área.

salarios petroleo e gas

 

Cursos relacionados

É importante ressaltar que o interessado pode buscar, inclusive, por cursos oferecidos online. Hoje há uma grande quantidade de instituições que permitem ao estudante encontrar o melhor horário, revisar conteúdo na hora que mais se encaixar na sua agenda. Contudo, para garantir a certificação faz-se necessário obter o percentual da pontuação estipulado.

As habilitações podem ser gratuitas ou pagas, daí cabe ao candidato escolher a que melhor se adequar à sua realidade, exigência e necessidade. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego pode ser uma oportunidade e tanto para aqueles que desejam estudar em entidades renomadas, sem pagar nada por isso.

O calendário das chamadas é liberado no site oficial, sendo assim, o estudante deve ficar atento. Podem ser beneficiados os alunos do ensino médio, o que já concluíram e os trabalhadores que estão em busca de capacitação profissional inicial e continuada. Nesse caso não há limite de idade. Para os cursos técnicos, é preciso observar as restrições, que podem variar de uma instituição para outra.

Essa iniciativa governamental tem ajudado muita gente a se qualificar para o mercado de trabalho e ainda tem preenchido diversas lacunas, em relação à demanda das indústrias, ou seja, há um beneficiamento significativo para ambas as partes, dos trabalhadores e empresas. Para o segmento de petróleo e gás diversos cursos estão disponibilizados.

Mais Artigos:

1 Comentário

  1. FELIX disse:

    EU FIZ O CURSO DE PETRÓLEO E GÁS EU PRECISO TRABALHAR NESTA FUNÇAO O QUE DEVO FAZER ALGUEM ME AJUDE POR FAVOR.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: