Scroll Top

Nota de corte Medicina UFMG

Conheça mais

A Universidade Federal de Minas Gerais aparece no ranking das melhores instituições públicas de ensino superior, do Brasil. O início de suas atividades ocorreu em 7 de setembro de 1927, na capital mineira, Belo Horizonte. Entretanto, ela só foi federalizada em 1949. A entidade oferece projetos e programas de graduação, pós-graduação, extensão, dentre outros cursos. Vale destacar que dentre as universidades brasileiras, a UFMG está entre as que mais recebem recursos do governo federal.

De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 2010, a UFMG se destacou por requerer patentes. Isso faz da instituição um dos maiores núcleos de inovação do país. Para se ter uma ideia, foram 110 patentes internacionais e 350 nacionais. Com tantas qualidades, os interessados em ingressar nos cursos disponibilizados precisam garantir pontuações significativas, uma vez que as notas costumam ser altas e a concorrência grande.

A UFMG também aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de ingresso. Dessa maneira, o candidato pode se inscrever na habilitação pretendida, via Sistema de Seleção Unificada (SISU). As chamadas ocorrem duas vezes no ano, sendo assim, é importante verificar o calendário. Em geral, as inscrições são abertas no início de cada semestre.

 

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é porta de entrada para os candidatos que almejam ingressar em um dos cursos da UFMG. Dessa maneira, é importante que no período da preparação a sua dedicação seja ímpar e disciplinada. Pois, como dito, trata-se de uma instituição de renome e de grande interesse por parte de outros participantes, dependendo do curso.

nota de corte medicina UFMG

 

SISU

Como dito, o Sistema de Seleção Unificada faz parte do processo de ingresso. Se o interesse do candidato for somente pela UFMG, ele poderá de candidatar em até 2 cursos diferentes. Porém, se preferir a carreira da Medicina, terá a oportunidade de se inscrever na instituição em questão, como em outra unidade federal. Enquanto a inscrição estiver em processo, a cada dia, uma nota de corte é liberada. Dessa forma, é preciso manter a atenção nessa movimentação, pois as posições podem variar a medida que mais estudantes se inscrevem no curso.

 

Curso de Medicina

A Faculdade de Medicina da UFMG tem tradição. O curso surgiu em 1911, pela Sociedade Cirúrgico – Médica de Minas Gerais., que criou a Escola de Medicina de Belo Horizonte, que passou a integrar a instituição no ano da sua fundação, ou seja, em 1927. Na página oficial da habilitação é possível conferir conteúdo detalhado da sua história, bem como fotos que marcaram a sua trajetória.

 

Nota de corte em Medicina

Em 2014, a pontuação de corte foi de 803,04, ou seja, uma média bem alta, como é de se esperar. É válido dizer que no mesmo ano, a Universidade Federal de Minas Gerais foi a instituição com maior número de concorrentes no SISU. O número de candidatos superou a margem de 1,5 milhão, o que deu cerca de 40 inscritos por vaga. Dessa maneira, é melhor que os interessados estejam preparados.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: