Scroll Top

Nota de corte Medicina UFRJ

Conheça mais

A Universidade Federal do Rio de Janeiro deu início as suas atividades em 7 de setembro de 1920. O Decreto 14.343, que a oficializou, foi assinado pelo então presidente Epitácio Pessoa. Vale dizer que a instituição é maior do país, no que tange aos centros de ensino e pesquisa. O QS World University Rankings a classificou como a melhor entidade de ensino do Brasil. E, na América Latina ocupou o terceiro lugar no ranking.

A UFRJ ocupa o topo com outras universidades brasileiras. Ela é bem avaliada em diversos quesitos, que inclui a qualidade de ensino, infraestrutura, fomentação de pesquisa, dentre outros atributos. A entidade possui quase 160 cursos de graduação, 580 de pós-graduação, bem como 43 bibliotecas, sete museus, nove unidades hospitalares e centenas de laboratório.

A universidade também aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como porta de entrada para os estudantes que almejam ingressar em uma de suas habilitações. Para isso, o candidato precisa se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU), que abre chamadas duas vezes no ano, sempre no início dos semestres. Ou seja, os interessados precisam manter a atenção no calendário.

 

Enem

Como dito, o Exame Nacional do Ensino Médio é necessário para ingressar em um dos cursos disponíveis. E, por se tratar de uma instituição de nota de corte medicina ufrjrenome e prestígio, o participante vai precisar se dedicar o dobro para garantir a vaga, pois a concorrência é grande a pontuação de corte não é muito baixa.

 

SISU

O Sistema de Seleção Unificada abre inscrições duas vezes no ano, sempre no início de cada semestre. O processo de participação ocorre online. O candidato pode optar por dois cursos diferentes na UFRJ ou somente pelo curso de Medicina na instituição em questão, como também pela mesma opção habilitação, só que em outra entidade.

É importante que o mesmo acompanhe a sua posição no ranking, diariamente, até o prazo de encerramento. Pois, há uma movimentação considerável, nesse sentido, em virtude da inscrição de outros estudantes. A pontuação de corte é calculada todos os dias, por isso, se o participante estiver em primeiro lugar em um dia, pode não estar no segundo, se o seu concorrente dispuser de nota maior.

nota de corte medicina nacional

 

Curso de Medicina UFRJ

A Faculdade de Medicina da Universidade tem por objetivo formar profissionais com conhecimentos sólidos em na área técnica, atitude ética, bem como humanística. Também é de seu interesse contribuir com a sociedade, no que tange ao desenvolvimento igualitário e justo. Na página oficial, os candidatos podem compreender uma pouco mais da histórias, bem como outras atividades realizadas.

 

Pontuação de corte

Em 2013, o curso de Medicina da UFRJ teve nota de corte de 820,76. Já em 2014, a margem esteve em 822,82. Isso comprova que a cada ano a média sobe e a concorrência aumenta. Dessa maneira, os interessados devem se dedicar ao máximo durante a preparação do ENEM. De forma geral, é de se esperar que a busca para esse tipo de habilitação exija mais do candidato.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: