Scroll Top

Notas de corte Medicina Unirio

Conheça mais

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro está sediada na Urca, um dos bairros da zona sul. A instituição se destaca em diferentes áreas, dentre as quais está o curso de Medicina. Para se ter uma ideia, de 5 pontos, a entidade obteve do Ministério da Educação a média 4, também considerada uma colocação positiva no ranking das melhores do país.

A fundação da Unirio ocorreu em 5 de junho de 1979, por meio da Lei 6.655. Na época, o nome era Fundação Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO. Mas, a denominação de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro só passou a valer depois da lei 10.750, de 24 de outubro de 2003.

É importante esclarecer que a Universidade também adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como porta de acesso aos cursos de graduação. Dessa maneira, para ingressar em uma das habilitações disponíveis, inclusive, Medicina, faz- se necessário participar do teste nacional. A instituição é requisitada, sendo assim, os candidatos precisam se dedicar durante estudos, de preparação para o Enem.

 

Enem

O Ministro da Educação já cogitou realizar Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelo menos duas vezes no ano e também no formato online. Onota de corte medicina Unirio teste, atualmente, é referência, no que tange ao acesso de estudantes aos cursos de graduação, que seja em instituições privadas ou públicas. No primeiro caso, a medida adotada é o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e no segundo, o Sistema de Seleção Unificada (SISU).

 

SISU

As chamadas para o Sistema de Seleção Unificada ocorrem a cada início de semestre, sempre duas vezes no ano. Os candidatos podem obter essa informação por meio da imprensa, sites das instituições de ensino ou mesmo pelo Ministério da Educação.

Durante os dias de inscrição, é necessário que o estudante acompanhe o seu posicionamento no ranking, pois trata de um detalhe que pode ser alterado à medida que outros participantes realizam o cadastro. Por exemplo, o candidato realizou a sua candidatura no primeiro dia. Porém, o sistema libera as notas de corte diariamente, no período da noite. No dia seguinte, ele corre o risco de manter-se na mesma posição, descer no ranking ou mesmo ser eliminado, em virtude da pontuação superior de outros concorrentes.

O participante tem a chance de se candidatar em dois cursos diferentes da mesma instituição. Entretanto, se o interesse estiver apenas no curso de Medicina, poderá se inscrever na mesma habilitação duas vezes, só que em universidades diferentes. Ou seja, uma delas pode ser na Unirio.

 

Faculdade de Medicina da Unirio

Na página online da Faculdade de Medicina da Unirio, o candidato pode ter acesso a informações como eventos, contatos, corpo docente, disciplinas, dentre outros assuntos. Para se ter uma ideia, o início de suas atividades ocorreu em 1912. O curso é considerado uma das tradições da Universidade.

 

Pontos de corte

Para garantir a aprovação, é melhor superar a margem de 800 pontos. Em 2014, a média de corte do curso de Medicina da Unirio foi de 796,22 pontos.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: