Scroll Top

Quanto ganha um Técnico em Informática?

Técnico em informática

No geral, os profissionais que trabalham com a tecnologia estão em alta, pois a demanda é grande para esse tipo de mão-de-obra e o mais qualificados encontram acesso facilitado. Para se ter uma ideia, assim como os engenheiros, os técnicos estão entre os mais requisitados e estima-se uma necessidade de pelo menos 5 milhões de trabalhadores nos próximos anos.

É possível encontrar técnicos ganhando bem mais do que graduados no ensino superior, dependendo da área. Isso acontece por conta da escassez no mercado de trabalho. Os processos seletivos costumam ser mais demorados, visto que as empresas demoram a encontrar o técnico habilitado.

Os profissionais da área tecnológica devem levar em consideração os conhecimentos técnicos, sem deixar de aprender outras habilitações, como comunicação e expressão oral e garantir a proficiência em algum idioma, pois dependendo da corporação esse membro pode ocupar posição de liderança.

O curso técnico em informática está entre os mais procurados, entretanto, é possível encontrar chamadas de empregos para esse tipo de função, todos os dias. Ou seja, é o tipo de carreira que vale o investimento, principalmente, se o candidato tiver o interesse em seguir carreira na graduação superior.

quanto ganha um técnico em informática

 

Cursos Indicados para informática

 

Ementas

Durante o curso, os estudantes entrarão em contato com as seguintes disciplinas: automação de escritório, acolhimento, inglês para informática, design para internet, fundamentos para internet, segurança do trabalho, lógica de programação, análise de sistemas, empreendedorismo, ética profissional, dentre outras. Para concluir, o estudante também é submetido a uma estágio supervisionado.

 

Quanto tempo dura?

Isso vai depender da condição, pois se o candidato possui o ensino médio, a habilitação pode durar cerca de 1 ano. Entretanto, se o mesmo ainda estiver cursando, o período é maior, cerca de 2 a 3 anos.

 

Ingresso

Existe possibilidade de ingressar por meio de cursos técnicos públicos, em geral, disponibilizados por institutos federais e estaduais ou escolas particulares.

 

Pronatec e SISUTec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) permite ao interessado ingressar no curso técnico em informática, gratuitamente. Já a Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTec) concede bolsa de estudos aos candidatos que se enquadram nos critérios estipulados.

 

Mercado de trabalho

Como mencionado, os profissionais técnicos estão em alta no mercado e o técnico em informática pode trabalhar em escritórios, empresas, indústrias, ou seja, corporações da iniciativa privada, em geral e setor público, podendo até mesmo prestar concursos públicos.

Antes de ingressar em alguma escola, o candidato precisa pesquisar aquelas que melhor atendem às suas expectativas, uma vez que há instituições conveniadas com empresas que podem ajudar a alavancar a carreira do aluno, já que os estágios supervisionados são exigidos.

 

Ganhos financeiros/salários

A margem salarial, no início da carreira, varia entre 1 e 3 mil reais. Entretanto, isso melhora com o tempo, cargo ocupado e qualificação do profissional. Ou seja, aqueles que estiverem antenados com às novas possibilidades, no que tange à tecnologia, tenderão a ser os mais requisitados, sendo assim, a reciclagem de temas relacionados deve ser constante.

Mais Artigos:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: