Nota para entrar no curso de odontologia
Os cursos voltados para à área da saúde, em geral, tendem a ser os mais concorridos, haja vista o de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia. Isso não é diferente com o de Odontologia. Dessa forma, os candidatos que pretendem alcançar uma dessas vagas, em universidades públicas e até particulares, devem se planejar durante os estudos, visto que a pontuação de corte é significativa.
Das últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a quantidade de gente entrando nesse páreo aumentou. A competitividade acabou estimulando os estudantes a criarem as suas próprias estratégias na hora de estudar. Sim, porque garantir uma programação eficiente é uma forma de evitar as longas horas de estudos.
As maiores de 2015
A Universidade Federal do Pará (UFPA) vem se destacando a cada Enem. Para se ter uma ideia, a maior pontuação da edição passada ocorreu lá. Diga-se de passagem, uma nota bem alta – 822,27. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conquistou o segundo lugar com 783,54. E a Universidade de Brasília apareceu em seguida com 754,62. Tudo isso na ampla concorrência.
Algumas das melhores do Brasil que participam do SISU
Tomando como referência os dados de uma pesquisa elaborada pela Times Higher Education (THE), que classificou as melhores universidades brasileiras, o objetivo agora é o de apresentar as notas de corte de algumas dessas instituições públicas, que mais pontuaram nesse ranking.
– Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): para estudar nessa instituição, que é referência no Brasil e no mundo, o candidato precisou lograr 742,44 na ampla concorrência. Nas modalidades de cotas raciais e escola pública, as médias ficaram, respectivamente: 715,56 e 724,94.
– Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): outro grande nome. Na ampla concorrência dessa instituição, os candidatos precisaram conquistar uma média de 733, 57. Nas cotas raciais e escola pública, a sequência ficou assim: 687,18 e 715, 65.
As maiores notas do Prouni para Odontologia
Conquistar uma bolsa de estudos, seja essa parcial ou total, referente ao Programa Universidade Para Todos (Prouni), dependendo da instituição, não é uma tarefa simples. Por exemplo, o candidato que pretende ingressar em nomes como Pontifícia Universidade Católica (PUC), Makenzie, devem se garantir com as notas do Enem.
No balanço do último exame, nas instituições que mais pontuaram, os participantes tiveram que apresentar uma média de 759,02 na ampla concorrência e 751,58 nas cotas. Ou seja, isso só prova que independente do formato, o estudante precisa soar a camisa para ingressar no curso de Odontologia.
As menores notas
Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi registrada uma das menores notas de corte para Odontologia – 698,04. Enquanto isso, pelo Prouni, a mais baixa ficou em 550,54.
Ou seja, apesar de a concorrência ser ampla e a pontuação alta, há sempre uma chance de ingresso se o candidato usar de estratégia na hora de estudar e também no momento da inscrição.
De certo, os melhores nesse páreo escolhem as instituições de suas preferências, sem necessidade de grandes sacrifícios. Agora, quem não tem essa mesma oportunidade tem a chance de optar por uma universidade mais distante de casa ou se candidatar nas próximas edições. Boa sorte!
CURSO ONLINE DE CONSERTO DE CELULARES E TABLETS!
Veja como pessoas desempregadas estão conseguindo abrir seu próprio negócio de manutenção de celulares e venda de assessórios e estão faturando mais de R$ 10.000,00 por mês.
SIM, EU QUERO EMPREENDER!
Deixe uma resposta